Descobrir como ter um negócio mais sustentável é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes, despertar o interesse de investidores, conquistar bons parceiros comerciais, além de, claro, contribuir com o cuidado com o meio ambiente e com a vida humana de maneira geral.
Do ponto de vista da lucratividade, é importante você saber que empresas que não adotam práticas ESG (socioambientais e de governança) estão mais propensas a perder clientes. Essa constatação veio do estudo realizado pela Kantar, líder mundial em pesquisas, o qual foi divulgado em uma matéria do site Exame.
Já um levantamento do Manhattan Associates, companhia de tecnologia para a cadeia de suprimentos, citado em uma reportagem do Mercado e Consumo, revelou que os brasileiros estão entre os consumidores que mais valorizam a sustentabilidade na hora de tomar uma decisão de compra.
Segundo a pesquisa, 25% consideram essa questão como uma prioridade, afirmando não comprar de marcas que não são ambientalmente conscientes. No ranking geral, o Brasil ficou atrás apenas do México (33%) e à frente de EUA (13%) e Alemanha (11%).
Esses números comprovam que ter um empreendimento sustentável é importante para atender às preferências do público e, consequentemente, estimular as vendas e aumentar o faturamento.
Não sabe como ter um negócio mais sustentável? Então, confira estas dicas e descubra!
O que é um negócio sustentável?
Um empreendimento sustentável pode ser definido como aquele cujas atividades são executadas considerando o reflexo que terá no meio ambiente e na vida das pessoas. Por isso, os gestores buscam maneiras de minimizar, ou mesmo de eliminar, os impactos negativos gerados sem afetar a rentabilidade da empresa.
Dessa forma, quando se fala em práticas de um negócio sustentável, refere-se às atitudes relacionadas ao conceito ESG, sigla para os termos em inglês environmental, social and governance, que na tradução para o nosso idioma significa ambiental, social e de governança, respectivamente.
O conceito ESG tem por objetivo incentivar os gestores a definirem e implementarem em suas companhias rotinas e processos que preservem a natureza, a vida e a saúde de animais e pessoas, e tornem suas atuações mais transparentes e confiáveis.
7 dicas de como ter um negócio mais sustentável
Se o seu objetivo é ter um negócio mais sustentável, nossas dicas são:
- mapeie os impactos das atividades;
- adote estratégias de redução de consumo;
- implemente uma cultura sustentável;
- aprimore a logística;
- aperfeiçoe a gestão de resíduos;
- busque certificações;
- contrate fornecedores sustentáveis.
Vamos aos detalhes?
1. Mapeie os impactos das atividades
O primeiro passo para descobrir como ter um negócio mais sustentável é entender o que já está sendo feito em relação a isso. Somente dessa forma é possível saber o que pode ser mantido e o que falta implementar.
Então, mapeie tudo o que sua empresa faz e analise quais impactos socioambientais as atividades estão gerando. Lembrando de considerar absolutamente todo o ciclo de funcionamento da companhia, isto é, desde a compra de insumos até a venda ao cliente final.
2. Adote estratégias de redução de consumo
A segunda dica consiste em adotar práticas de um negócio sustentável, as quais devem ser definidas com base nos impactos identificados anteriormente.
Por exemplo, se percebeu que o gasto com energia elétrica e água podem ser reduzidos, defina estratégias que ajudem a chegar a esse resultado, como:
- trocar lâmpadas comuns pelas de LED;
- usar sensores de movimento para desligar as luzes automaticamente;
- implementar sistema de reuso de água, entre outras.
3. Implemente uma cultura sustentável
Não há como ter um negócio mais sustentável sem a participação ativa dos colaboradores. Afinal, a maneira como usam os insumos e realizam as atividades, também impacta no meio ambiente e nos resultados da empresa.
Incentivá-los a usar canecas próprias e deixar os copos descartáveis para os clientes e visitantes, por exemplo, é uma prática simples, mas que, em médio e longo prazo, faz bastante diferença.
Orientações semelhantes também valem para questões como:
- consumo de água, energia e papel;
- forma correta de manusear equipamentos para prolongar a vida útil e evitar descarte;
- realização de compras de insumos e matéria-prima conscientes, entre outras.
4. Aprimore a logística
Outra importante dica de como ter um negócio mais sustentável é definir um processo logístico que seja esse mesmo formato.
A ideia aqui é diminuir, ou mesmo zerar, o impacto que a movimentação de produtos gera na natureza na sociedade.
Entre as práticas que podem ser adotadas para isso, algumas das mais eficientes são:
- melhorar o planejamento das rotas;
- mudar o meio de transporte utilizado (modal);
- adotar um sistema de logística reversa, que é a orientação de como os consumidores deve fazer o descarte de embalagens e produtos obsoletos;
- atentar-se ao processo logístico adotado pelos fornecedores.
5. Aperfeiçoe a gestão de resíduos
Implementar a coleta seletiva, separando os resíduos gerados pela empresa conforme a origem e características, promover a reciclagem, dar o destino certo a substâncias nocivas e perigosas são alguns exemplos de como aprimorar a gestão de resíduos do negócio.
Quanto a essas práticas, é fundamental adequá-las ao formato, modelo e porte da companhia, a fim de garantir que nenhuma forma de descarte deixe de ser contemplada com melhorias.
6. Busque certificações
As certificações ambientais atestam o compromisso que os gestores e a empresa têm com natureza, vida humana e animal. E também é uma forma melhorar a imagem da marca junto aos stakeholders.
Porém, para obtê-las, é essencial seguir uma série de normas, e isso faz com que a companhia se ajuste automaticamente ao que é necessário para atender boas práticas ESG.
7. Contrate fornecedores sustentáveis
E fechando a nossa lista de dicas sobre como ter um negócio mais sustentável está a escolha das empresas fornecedoras para compor a rede de abastecimento da sua companhia.
O ideal é que esses parceiros comerciais sigam a mesma linha de raciocínio, ou seja, que também realizem as atividades pautadas nos conceitos socioambientais.
A melhor forma de descobrir como atuam é por meio de um processo de homologacão de fornecedores, no qual serão avaliados desde cadastro até documentações como licenças, certificação, processos, entre outras.
Qual a importância da sustentabilidade na cadeia de suprimentos?
A sustentabilidade na cadeia de suprimentos é importante porque minimiza uma série de riscos para o negócio. Se a empresa fornecedora realiza desmatamento ilegal, por exemplo, essa postura inadequada pode refletir em todos os negócios abastecidos.
De danos à imagem, passando por questões jurídicas e financeiras, há vários pontos que podem impactar negativamente a rotina de companhias que têm em suas bases parceiros comerciais com esse tipo de conduta.
Por motivos como esses é importante avaliar a sustentabilidade na cadeia de suprimentos. Porém, como são vários critérios que precisam ser verificados, o ideal é contar com um bom sistema de gestão de fornecedores.
Além de automatizar as análises, o processo de homologação é feito em menos tempo, aumentando a produtividade dos times e reduzindo os erros, comuns de acontecerem em atividades feitas manualmente.
Soluções desse tipo também ajudam a acompanhar o desempenho dos fornecedores, que podem apresentar boas práticas ESG na contratação, mas deixar de realizá-las durante a validade do contrato.
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM do futuro. Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.
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