Entenda como preservar as suas roupas e o meio ambiente escolhendo o ciclo correto na máquina
Você já reparou na quantidade de ciclos que sua máquina tem? Eles não estão ali à toa, o objetivo é fornecer a lavagem correta para cada tipo de peça. Por isso, é importante saber como usar os diferentes ciclos da máquina de lavar roupa.
Pode parecer que para lavar roupa é preciso apenas separar as coloridas das brancas e adicionar sabão e amaciante. Mas para efetuar lavagens bem-feitas, econômicas e em pouco tempo, é necessário adequar o ciclo às necessidades do momento e ao tipo de roupa.
Escolher o ciclo certo torna a sua lavagem mais sustentável e traz economia de luz. Lembre-se: nunca é tarde para se tornar um consumidor responsável. Conheça os diferentes ciclos e como escolher o ideal para cada tipo de roupa.
Escolha o ciclo de lavagem ideal
Escolher corretamente qual o ciclo para lavar as roupas vai garantir que as peças sejam lavadas de forma eficiente e adequada, sem danos. Isso faz com que a vida útil da peça se prolongue, mantendo as cores vivas e o tecido íntegro.
Com o ciclo correto, você vai evitar problemas como uma peça encolhida. Por isso, para ter uma lavagem eficiente, que preserve a qualidade das peças, é preciso estar atento ao ciclo de lavagem.
Ciclo de lavagem leve
Perfeito para roupas delicadas ou pouco sujas, tem a duração mais curta e é mais suave. Ele é o mais indicado para tecidos como seda, renda ou lingerie e para as peças que não estão tão sujas.
É um programa que economiza água e energia, pois realiza uma lavagem rápida e suave. Evite sobrecarregar a máquina nesse ciclo, para não interferir na eficiência da lavagem.
Lavagem normal
Esse ciclo é o mais usado para a maior parte das peças de roupa e é eficiente para peças com sujeira leve a moderada, sem danificar o tecido. Para garantir uma boa lavagem, é importante colocar a quantidade correta sem sobrecarga, para que as peças fiquem limpas.
Por ser versátil, é o ciclo mais usado e indicado para a maioria dos tecidos, inclusive os sintéticos. Porém, é importante ler a etiqueta das roupas antes de levar para a máquina.
Lavagem pesada
Se as peças de roupas estiverem muito sujas ou manchadas, como uniformes de trabalho ou roupas de cama, o ciclo pesado é o mais indicado. Sua agitação é mais intensa e ele garante a limpeza profunda. Não se esqueça de conferir a etiqueta das roupas e usar esse ciclo quando for realmente necessário.
Lavagem delicada
Esse ciclo é recomendado para as peças que precisam de tratamento especial e para roupas mais delicadas, como seda, peças de algodão e outros tecidos que são mais finos. Ele evita que essas peças saiam danificadas.
Escolha a temperatura certa da água
Se você tem uma máquina de lavar que funciona com água quente, é importante escolher a temperatura da água na hora de lavar para não danificar ou correr o risco de encolher o tecido.
A água quente é mais recomendada para as roupas que necessitam de ajuda extra na eliminação de micro-organismos e sujeiras, como roupas de cama ou uniformes de profissionais da saúde, por exemplo. Ela pode ser usada em tecidos mais claros e resistentes, que não encolhem.
A água fria pode ser usada para todas as peças de roupa, claras ou escuras, de algodão, tecidos finos e delicados e, principalmente, as que podem encolher com água quente, como os tecidos naturais e jeans.
Use o sabão adequado
Basicamente, existem dois tipos de sabão: líquido e em pó. A diferença entre eles é que o sabão líquido é mais concentrado, ou seja, você vai precisar de menor quantidade para lavar. Ele também é mais fácil de diluir. O sabão em pó é mais indicado para sujeiras profundas e peças que estão mais sujas.
Leave feedback about this